Projeto Vivências Inclusivas usa a fotografia como recurso de comunicação para PcD

A inclusão social pode acontecer de várias formas. Para Juliana Peres, conhecida carinhosamente como “Juju Peres”, a arte sempre esteve presente no seu dia a dia. Diagnosticada com atrofia cerebral e disritmia cresceu em uma família de fotógrafos, comunicadores e produtores culturais, sendo sempre muito incentivada ao desenvolvimento educacional, artístico e profissional como forma de inclusão social. E foi nessa vivência que ela se inspirou para idealizar e realizar o projeto “Vivências Inclusivas”, que tem como principal objetivo usar a fotografia como uma oportunidade de socialização para pessoas com diferentes tipos de deficiências. 

Juju Peres posa para foto em um ambiente natural com flores. Ela veste camisa roxa, usa óculos e com as mãos faz o símbolo do coração.

O projeto, que conta com o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio a Cultura da Secec – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, está alinhado à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com foco no ODS 10, que trata da redução das desigualdades, utilizando-se de atividades lúdicas e artísticas para incluir pessoas com deficiência e conscientizar a sociedade sobre as diferenças entre os indivíduos.

A programação do “Vivências Inclusivas” conta com oficinas de fotografia para pessoas cegas ou com baixa visão e para pessoas surdas ou com deficiência auditiva e saídas fotográficas para atividades práticas em trilhas ao ar livre e em contato direto com a natureza, como a Eco Trilha Pedra dos Amigos (Serrinha do Paranoá) e a Trilha União no Parque Nacional de Brasília, sob supervisão do guia turístico Alexandre Almeida. Ambos os trajetos oferecem acessibilidade e percurso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida. Os registros fotográficos e atividades realizadas pelos participantes poderão ser acompanhados nas redes sociais do projeto @vivenciasinclusivas e também farão parte de uma exposição que será realizada no mês de agosto dentro do Festival Mês da Fotografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *